segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Indecisos na decisão.






"....não suportamos mesmo aquilo ou aqueles que poderiam nos tornar mais felizes e menos sós."

É a partir dessa citação que começo meu texto de hoje. Lendo pela primeira vez, ela parece não ter muito sentido, afinal reclamamos tanto por falta de coisas e estamos sempre querendo mais. Mas no dia de hoje passei a entender muito mais sobre o que postei acima.
Passeando pelo shopping, parei para observar uma exposição de cartunistas cujo tema era "sonhos". Em uma figura que me chamou atenção, estava um menino puxando um caminhãozinho de brinquedo e sonhando com um patinete. A seguir ele estava com um patinete e sonhando com uma bicicleta, após conseguir a bicicleta passou a sonhar com uma moto, quando a conseguiu, um carro, e após ter o carro quis um avião. Quando ele finalmente chegou no avião, seu sonho era novamente puxar aquele primeiro caminhãozinho de brinquedo.
Será que não somos todos assim?
Quem aqui nunca quis muito uma coisa, e após conseguir percebeu que não precisava daquilo ou simplesmente passou a não fazer mais questão. Seja essa coisa um objeto, uma pessoa, uma roupa, sapato...
Fazemos escolhas impulsivamente. Desejamos, com todas as forças, muitas coisas sem ao menos saber se realmente queremos aquilo. Muitas vezes tomamos escolhas por birra, por orgulho, e poucas vezes por real desejo. O ser humano é assim, vivemos do "querer", precisamos precisar. Eu não conheço ninguém que se diga completo a ponto de não almejar mais nada.
Somos complicados em nosso íntimo, poucos se conhecem o bastante. Muitos podem discordar do que aqui escrevo, mas duvido que alguém aqui nunca tenha ido atrás de alguma coisa e só percebeu que não queria ou não precisava quando conseguiu. Assim como deixamos muitas coisas para trás e passamos a sentir falta.
E ainda tem quem fale que o ser humano é um animal racional. Racional??
Hoje despertei para a necessidade do auto conhecimento.